Quem foi M. C. Escher?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Na sua juventude não foi um aluno brilhante, nem sequer manifestava grande interesse pelos estudos, mas os seus pais conseguiram convencê-lo a ingressar na Escola de Belas Artes de Haarlem para estudar arquitectura. Foi lá que conheceu o seu mestre, um professor de Artes Gráficas judeu de origem portuguesa chamado Jesserum de Mesquita. Com o professor Mesquita Escher aprendeu muito, conheceu as técnicas de desenho e deixou-se fascinar pela arte da gravura. Este fascínio foi tão forte que o levou a abandonar a Arquitectura e a seguir as Artes Gráficas.

Dono de uma personalidade humilde, Escher não se considerava artista nem matemático. Mas a verdade é que transportou para os seus desenhos estruturas matemáticas complexas. Fascinado pelos paradoxos visuais, Escher chegou à criação de mundos impossíveis. Nos seus desenhos somos levados a novos universos, onde a geometria se transforma em arte ou a arte em geometria. Para Escher a realidade pouco interessa, antes pelo contrário, prefere criar mundos impossíveis que apenas pareçam reais. Eis porque se tornou uma espécie de mágico das artes gráficas.

Se quiseres saber mais sobre Escher não deixes de visitar a exposição M. C. Escher – Arte e Matemática que estará em exibição na Escola Profissional de Moura.

Escher

Se fixarmos a nossa atenção no losango branco central, em baixo, o olhar sobe automaticamente em direcção ao céu e o que de início era uma simples figura geométrica rapidamente se transforma num pássaro. Os pássaros brancos voam para a direita em direcção à noite que recobre uma pequena aldeia holandesa à beira de um rio. Os pássaros negros, por sua vez, sobrevoam uma imagem iluminada pelo sol, que é exactamente a imagem reflectida da paisagem nocturna. Consoante o losango inicial seja branco ou negro, o nosso olhar é levado a viajar sobre a noite ou dia, respectivamente, desta aldeia holandesa. Fica sobretudo sugerida  a leveza da terra, que num ápice se transforma em pássaro e pode viajar pelo dia ou pela noite.

 

 

Inquéritos

Gostaria de assistir a um Workshop de:
 

Administração


Pesquisar

Vídeo Alentejo

Galeria de Fotos